ATIVIDADES


JANEIRAS

Janeiras são uma velha tradição cultural em Perre pelo que o Grupo de Danças e Cantares desde o ano de 1998, no sentido de a preservar e de angariar fundos para fazer face às inúmeras atividades que desenvolve, percorre nas noites frias de inverno, os caminhos desta aldeia, com canções cujas letras são reescritas e adaptadas por elementos do grupo ou seus amigos, em músicas conhecidas de todos e que são cantadas e tocadas de porta em porta sem exceção.


DESFOLHADA

A desfolhada à moda de Perre é recriada anualmente pelo Grupo de Danças e Cantares de Perre no último sábado de setembro. Nos primeiros anos decorreu na Praça da Republica, tendo sido transferida para as imediações do adro da igreja de Perre, local onde continua a realizar-se anualmente e onde por volta da meia-noite nunca falta a serenata devidamente encenada por elementos do grupo.


SERENATAS

Perde-se no tempo a tradição dos jovens de Perre fazerem serenatas às raparigas que namoravam ou que por qualquer outra razão admiravam. Ocorriam de noite, normalmente nos dias seguintes às desfolhadas ou outras atividades agrícolas, onde muitos namoros tinham início, possibilitando ao tonante tornar público os seus sentimentos por esta ou aquela donzela. Com o objetivo de preservar esta tradição foi constituído o grupo de Serenatas do Grupo de Danças e Cantares de Perre que, usando apenas instrumentos de cordas e vozes masculinas e apresentando-se vestidos de negro entoam baladas e canções de cariz popular às quais adaptam novas letras, que apresentam na desfolhada à moda de Perre. Além desta apresentação têm apresentado o seu trabalho um pouco por toda a região do Minho.


ESCOLA DE CONCERTINAS

Com o apoio do INATEL e do amigo de longa data deste grupo, Augusto Canário, foi criada no ano de 1998 a escola de concertinas, cujo objetivo primordial visou reavivar o gosto por este instrumento e fornecer novos tocadores para o Grupo de Danças e Cantares, mantendo ainda a sua atividade.


ESCOLA DE FOLCLORE

A escola de folclore foi criada com o objetivo de desenvolver o mais cedo possível nas crianças e adolescentes, o gosto pelo folclore. Iniciou a atividade pela mão de alguns elementos do grupo que se disponibilizaram a ensinar aos mais novos as danças e os cantares. Grande parte dos jovens que integram o grupo atual passou pela escola de folclore.


MATANÇA DO PORCO

Sendo a matança do porco uma tradição muito enraizada em Perre, o Grupo de Danças e Cantares de Perre recria anualmente esta tradição, que culmina com a confeção do “Sarrabulho à moda de Perre” servido na sua sede social e no qual participam as autoridades civis e religiosas da freguesia e aqueles que atempadamente fazem reserva para este almoço típico.

  • janeiras grupo danças cantares perre
  • desfolhada danças cantares perre
  • serenatas danças cantares perre
  • escola concertinas danças e cantares perre
  • escola folclore perre
  • matança porco perre
Grupo de Danças e Cantares de Perre © Todos os direitos reservados